Recolha seletiva de biorresíduos arranca em Aveiro em Dia Mundial do Ambiente

Fazer a economia circular também passa pelas cozinhas dos nossos hotéis, restaurantes, cafés e cantinas. Aqui os restos alimentares, também chamados de resíduos orgânicos ou biorresíduos, são são cerca de 80% dos resíduos produzidos. Restos de legumes, cascas de fruta, sobras de carne, peixe e ovos, borras de café ou mesmo saquetas de chá, se forem separados logo na cozinha, em vez de misturados e contaminados com outros resíduos, podem tornar-se num produto de grande valor para a agricultura.

Em Aveiro, a economia circular dos biorresíduos nos hotéis, restaurantes, cafés e cantinas já é uma realidade, e a Veolia Portugal faz parte deste movimento virtuoso.

 

A 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, o Município de Aveiro deu início à recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos para utilizadores não domésticos do canal HORECA (hotelaria, restauração e cafés), cantinas de estabelecimentos de ensino, IPSS, etc. A Veolia, responsável desde 2018, pela recolha seletiva e limpeza urbana do município, irá tomar parte ativa nesta operação, iniciando um novo circuito diário dedicado.

A recolha seletiva de biorresíduos visa dar cumprimento ao estabelecido no Regulamento Municipal de Resíduos Urbanos e Limpeza Pública e no Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR), no que diz respeito à obrigatoriedade de os resíduos alimentares serem separados e recolhidos num circuito próprio, de forma a não serem misturados com os outros resíduos.

Após a recolha, estes biorresíduos serão tratados na ERSUC, numa nova linha de tratamento dedicada à compostagem, onde serão transformados em fertilizante natural.

O circuito de recolha seletiva porta-a-porta, abrangerá cerca de 140 estabelecimentos, que se comprometem a separar diariamente os biorresíduos produzidos e a colocá-los em contentor próprio, a ser recolhido de terça-feira a domingo pela Veolia e entregue na ERSUC para valorização. 

Numa primeira fase, serão abrangidos os utilizadores não domésticos localizados na União de Freguesias Glória e Vera Cruz (zona de maior concentração de produtores deste tipo de resíduos) e estima-se uma capacidade de recolha semanal de cerca de 100 mil litros de biorresíduos. De acordo com a Campanha Física de Caracterização dos Resíduos, efetuada em dezembro de 2022, 87,2% dos resíduos indiferenciados produzidos por estes estabelecimentos correspondem aos biorresíduos, podendo ser valorizados.

Esta recolha seletiva será progressivamente estendida a mais estabelecimentos de restauração, hotelaria, estabelecimentos de ensino, IPSS, etc., que produzam menos de 1.100 litros de resíduos urbanos por dia, localizados nas restantes freguesias: Esgueira, Aradas, São Bernardo, Cacia, Santa Joana, Oliveirinha, Eixo e Eirol e Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz.

Pretende-se, no futuro, que esta recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos chegue aos 606 estabelecimentos do Município de Aveiro, o que corresponderá à valorização cerca de 2.360 toneladas/ano de biorresíduos.

Entre os biorresíduos alimentares aceites para recolha seletiva incluem-se restos de legumes, comida cozinhada, cascas de fruta, carne e peixe, ovos e respetivas cascas, restos de pão e bolos, saquetas de chá, borras de café, guardanapos e papel de toalha.