Recolha de biorresíduos em Aveiro - Canal Horeca

 

Fazer a economia circular também passa pelas cozinhas dos nossos hotéis, restaurantes, cafés e cantinas. Aqui os restos alimentares, também chamados de resíduos orgânicos ou biorresíduos, são produzidos em grande quantidade. Restos de legumes, cascas de fruta, sobras de carne, peixe e ovos, borras de café ou mesmo saquetas de chá, se forem separados logo na cozinha, em vez de misturados e contaminados com outros resíduos, podem tornar-se num produto de grande valor para a agricultura.

Em Aveiro, a economia circular dos biorresíduos nos hotéis, restaurantes, cafés e cantinas já é uma realidade!

Juntos somos Aveiro Sem SOBRAS.

Juntos somos Menos Resíduos, Mais Terra, Mais Ria e Melhor Futuro!

Sobre o projeto

O projeto de recolha de biorresíduos em Aveiro visa dar cumprimento ao estabelecido no Regulamento Municipal de Resíduos Urbanos e Limpeza Pública e no Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR) no que diz respeito à obrigatoriedade dos restos alimentares serem separados e recolhidos num circuito próprio, de forma a não serem misturados com os outros resíduos.

A sua recolha em contentores próprios e a sua valorização nas centrais de tratamento de resíduos vão permitir produzir um composto de alta qualidade, um fertilizante natural capaz de enriquecer os nossos solos.  Solos de onde virão depois muitos dos produtos que vão voltar às nossas cozinhas!

A recolha, que será operacionalizada pela Veolia, abrangerá estabelecimentos de restauração, hotelaria, estabelecimentos de ensino, IPSS, etc, que produzam menos de 1100 litros de resíduos urbanos por dia, localizados nas seguintes freguesias: Glória e Vera Cruz, Esgueira, Aradas, São Bernardo, Cacia, Santa Joana, Oliveirinha, Eixo e Eirol; Requeixo, N. Sra. de Fátima e Nariz.

Pedidos de informação podem ser endereçados para [email protected]