O nosso programa estratégico "Impact 2023"

O nosso planeta e a nossa sociedade estão hoje num ponto de viragem.

Nunca antes estivemos tão conscientes da emergência ambiental e climática e do impacto desta na vida das populações, especialmente nas comunidades mais vulneráveis. Acreditamos profundamente na necessidade de trabalharmos em conjunto para desenvolver soluções tangíveis que protejam o nosso planeta. Temos o dever de agir.

Ser a empresa de referência para a transformação ecológica

A Veolia está preparada para assumir a sua responsabilidade e cumprir o seu papel ajudando a sociedade a enfrentar estes desafios emergentes.

  • A nossa missão Resourcing the world, bem como O Nosso Propósito, representam o nosso compromisso inabalável: queremos gerar impacto positivo no planeta. De facto, temos vindo a trabalhar nesse sentido há mais de 160 anos. E hoje, mais que nunca, este compromisso reflete tão bem as expetativas e necessidades dos nossos stakeholders.
  • Alicerçado no sucesso de planos anteriores, que colocaram o Grupo numa trajetória rentável e de crescimento sustentável, a Veolia está hoje melhor posicionada que nunca para fortalecer e intensificar a sua ação.

Com o Impact 2023 a Veolia inicia quatro movimentos estratégicos 

1. Uma performance multifacetada

Elevamos a nossa ambição comprometendo-nos com uma performance multifacetada. Isto significa que nos focamos de igual modo nos diversos tipos de performance - incluindo a financeira, comercial, social, societária e ambiental - que são complementares e formam um ciclo virtuoso.

A Veolia comprometeu-se publicamente com 18 indicadores de performance tangíveis, que cobrem os cinco tipos de performance. O cumprimento dos objetivos será auditado com regularidade e avaliado por uma organização externa. Servirá de base à compensação variável atribuída dos quadros superiores da Veolia.

2. Desenvolver áreas de atividade, onde acrescentamos valor e somos diferenciadores 

Estamos a acelerar o ritmo de crescimento das nossas operações mais complexas, onde o nosso conhecimento é diferenciador e acrescenta máximo valor, ao serviço da transformação ecológica:

  • Desenvolvemos atividades de prevenção e remediação da poluição tóxica, como resíduos perigosos, tratamento de água de processos industriais e descontaminação dos solos.
  • Desenvolvemos atividades que apoiam o controlo do uso de recursos essenciais e combatem o desequilíbrio climático, como serviços para o aumento da eficiência energética de indústrias e edifícios, reciclagem de plásticos, produção de combustível derivado de resíduos, recuperação de resíduos biodegradáveis e serviços de ecologia industrial, incluindo circuitos de economia circular e concentrando utilities em parques industriais.
  • Desenvolvemos soluções de adaptação às alterações climáticas, como a reutilização de águas residuais e a dessalinização da água do mar.

3. Reinventar as nossas atividades

Reforçamos e reinventamos aquelas que são as nossas atividades mais antigas, de forma a melhorar o seu impacto e performance:

  • Enriquecemos os nossos serviços de água e águas residuais (soluções inovadoras de gestão de lamas e soluções inclusivas para melhorar o acesso à água), e reinventamos a nossa forma de operar e entregar os nossos serviços junto dos nossos stakeholders (governance e relação com o cliente).
  • Transformamos a recolha de resíduos industriais banais, por exemplo, através de novos serviços digitais e de uma política de pricing estabelecida de acordo com a qualidade das matérias primas.
  • Modernizamos e diversificamos as nossas atividades relacionadas com as redes de energia, transformando as redes de aquecimento a carvão através do uso de fontes renováveis, implementando novos serviços para redes de eletricidade e desenvolvendo mini-redes de calor ou de frio.

4 - Imaginar soluções inovadoras para amanhã

Imaginamos e desenvolvemos soluções inovadoras para antecipar e satisfazer as necessidades essenciais de amanhã.

Desenvolvemos respostas a necessidades emergentes nas seguintes áreas:

  • Saúde e novos poluentes: medindo e melhorando a qualidade do ar interior e tratando micropoluentes presentes na água;
  • Novos circuitos de materiais: reciclando baterias de veículos elétricos e resíduos eletrónicos, capturando e utilizando CO2, incentivando o eco design junto de parceiros industriais;
  • Cadeia alimentar: convertendo resíduos orgânicos em fertilizantes ou proteínas animais e desenvolvendo a aquacultura, soluções para a agricultura urbana, bem como melhorando o sabor da água para consumo humano;
  • Adaptação às consequências do desequilíbrio climático: gerindo crises, em particular com as nossas unidades móveis capazes de prevenir a subida do nível médio da água e também secas; reutilizando água; prevenindo inundações e,  em casos de calor extremo, soluções como as ilhas de refrigeração urbanas
  • Novos serviços de energia: melhorando a flexibilidade elétrica e gerindo a sua procura (centrais elétricas virtuais e armazenamento de energia), e microrredes
  • Novos serviços digitais: desenvolvendo centros de supervisão para centrais e instalações de tratamento, plataformas online de gestão de resíduos, inteligência artificial para a separação de resíduos e plataformas de incubação para empreendedores sociais

 

 


 

O nosso novo plano estratégico Impact 2023 tem uma grande ambição: fazer da Veolia a empresa de referência para a transformação ecológica.
ANTOINE FRÉROT,
PRESIDENTE E CEO DA VEOLIA

Em foco com...