Veolia ao serviço de Aveiro

A Veolia iniciou a 1 de outubro a prestação de serviços de recolha de resíduos sólidos e limpeza urbana no Município de Aveiro.
 
Este contrato, que terá uma duração de oito anos, representa a entrada da Veolia no setor da recolha de resíduos em Portugal, sendo esta uma área de atividade onde o Grupo está presente em mais de 30 países, com maior expressão na Europa, nomeadamente em França, Reino Unido e Alemanha.

Com esta prestação de serviços, a Veolia assume o compromisso de cuidar de uma parte muito significativa da qualidade do ambiente e de vida do Município de Aveiro, impactando diretamente cerca de 78 mil pessoas residentes neste município, bem como a sua importante atividade económica, comercial e turística.

Confiamos na qualidade, no empenho e no profissionalismo da Veolia, dos seus Administradores, Técnicos e Funcionários, num trabalho de Equipa com a Câmara Municipal de Aveiro, os Cidadãos, as Associações, Empresas e Entidades Públicas, assente no compromisso de Fazer Bem. Todos Juntos vamos continuar a cuidar da boa gestão do ambiente do Nosso Município.
José Ribau Esteves
Presidente do Município de Aveiro
É para nós motivo de grande satisfação o Município de Aveiro ter confiado à VEOLIA a prestação de um serviço que é fundamental para a qualidade do ambiente e de vida do concelho. É um Município que reconhecemos como fortemente empenhado na gestão eficiente dos recursos, na proteção da biodiversidade e na promoção do desenvolvimento sustentável do concelho, aspetos que integram também a nossa missão.
José Melo Bandeira
Country Manager Veolia Portugal

Ao serviço de Aveiro – informações úteis

De forma geral as rotas e locais de recolha dos resíduos indiferenciados (não recicláveis) já conhecidos da população serão mantidos: das 22h00 às 6h00, na zona urbana da cidade, e entre as 6h00 e as 14h00 nas restantes zonas do concelho.

Já os contentores para deposição desses resíduos (agora de cor cinzenta) serão reforçados pela Veolia na sua capacidade de receção em mais 458 mil litros, com especial incidência em zonas onde há maior produção de resíduos.

A recolha de resíduos volumosos, serviço realizado porta-a-porta uma vez por semana, ocorre às quartas-feiras, sendo disponibilizada uma linha telefónica (234 12 79 42- chamada para a rede fixa nacional), entre as 9h00 e as 18h00, para marcações. O pedido de recolha deste tipo de resíduos domésticos de grande dimensão, como sejam móveis, colchões, sofás, máquinas de lavar, frigoríficos, fogões e outros similares, pode também ser realizado por email [email protected]

Da mesma forma, a Veolia assegura a recolha porta-a-porta de resíduos verdes, nomeadamente ramagens, relvas, podas, folhas de palmeira, troncos de árvores (desde que devidamente cortados). Esta recolha realiza-se também uma vez por semana, às terças-feiras, sendo os contactos para requisição do serviço os mesmos dos resíduos volumosos.
A varredura, manual e mecânica, e a lavagem de ruas e espaços públicos são também serviços prestados pela Veolia em Aveiro, entre outros, onde se destaca ainda a recolha dos resíduos que se encontram à superfície nos canais da cidade.

As instalações da Veolia em Aveiro encontram-se situadas na Zona Industrial de Taboeira (Rua do Monte Novo), com um espaço de atendimento ao público que se encontra aberto entre as 9 e as 18 horas.