Semana Internacional da Segurança e Saúde no Trabalho: todos os colaboradores mobilizados para melhorar a perceção do risco e atingir zero acidentes

O Grupo Veolia assinala em todo o mundo, de 14 a 18 de setembro, a Semana Internacional de Segurança e Saúde. Focada na sensibilização para a importância da perceção de risco, a 6ª edição abre com a campanha “Eu vejo algo que tu não vês.”

 

Saúde e segurança no trabalho: no centro dos compromissos e da organização

A Veolia encara a prevenção do risco e a saúde e segurança dos seus colaboradores uma prioridade essencial, totalmente enraizada nos seus valores. Longe de ser uma simples afirmação, este compromisso reflete-se de forma concreta dentro do Grupo: o envolvimento forte e visível da Comissão Executiva e dos órgãos de gestão, standars não negociáveis de segurança, programas de formação dedicados, envolvimento partilhado dos stakeholders internos e externos incorporado nos Objetivos de Responsabilidade e indicadores que integram o nosso Propósito

Pandemia por COVID-19: mudar comportamentos face aos riscos biológicos

Com a crise sanitária por Covid-19, a Veolia assistiu em todos os locais onde desenvolve a sua atividade à importância e impacto de termos claras regras de saúde e segurança partilhadas por todos. Desde cedo, e com o apoio das áreas operacionais e funcionais, as unidades de gestão de crise mobilizaram todos os seus recursos para que na Veolia fossem implementados planos de continuidade sem por em causa a proteção dos colaboradores em relação ao contágio.   

A adoção de medidas de proteção desde o primeiro momento da epidemia criou as condições para os trabalhadores no terreno manterem a prestação de serviços essenciais. O fornecimento de equipamentos de proteção individual e coletiva, a reorganização das rotinas e dos espaços de trabalho para reduzir riscos de contágio, a informação e comunicação constante, procurando que as medidas de prevenção sejam percebidas por todos. Mesmo hoje, o Grupo continua totalmente mobilizado ao mais elevado nível perante a persistência da ameaça do vírus. O sucesso desta mobilização evidencia que a nossa saúde e segurança depende do comportamento de todos.

 

 

Campanha da semana: “Eu vejo algo que tu não vês”

O objetivo desta Semana Internacional de Saúde e Segurança é melhorar a identificação de situações perigosas em cada local de trabalho e implementar medidas para reduzir estes riscos a um nível aceitável.

A todos os responsáveis operacionais e chefes de equipa foi fornecido um kit de atividade - Jogo da Perceção - a ser implementado durante a semana nos vários locais onde a Veolia desenvolve atividade. O jogo tem por objetivo melhorar a perceção individual e coletiva dos perigos no local de trabalho e representa situações reais de trabalho em contexto municipal e industrial e em diversas áreas de atividade (água, energia e resíduos) e ainda atividades transversais. 

Paralelamente, outras iniciativas decorrem durante a semana, como sejam simulacros e formação em temas específicos, incluindo em contexto operacional na instalação do cliente.

 

Concurso: caça aos riscos em contexto real 

A propósito da Semana Internacional da Segurança e Saúde no Trabalho, a Veolia lançou um concurso para equipas - para todas as áreas de atividade e geografias em todo o mundo - baseado no princípio do “antes e depois” - uma fotografia do “antes” evidenciando uma situação de risco e uma fotografia do “depois” com a correção do risco.

A seleção das melhores participações será feita por zonas e numa fase posterior pelo departamento de Segurança e Saúde no Trabalho centralmente. As candidaturas finais serão avaliadas pela Comissão Executiva e serão distinguidas com um troféu, em novembro.