Embalagens: Carrefour, Système U e Veolia juntos na redução das embalagens descartáveis de plástico

A rede internacional de hipermercados Carrefour, a rede francesa de lojas de proximidade Système U e a Veolia vão colaborar nas vertentes da investigação e inovação para reduzir as embalagens descartáveis de plástico. Entre as iniciativas previstas destaca-se um concurso de ideias à escala global, em parceria com a (RE)SET – empresa especialista em inovação para a economia circular e que conta com o envolvimento da empresa portuguesa Beta-i – a decorrer de julho a outubro de 2019, através de uma plataforma colaborativa, para identificar e desenvolver soluções inovadoras.

Contribuir para tornar, através do eco-design, as embalagens 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025 é o principal objetivo desta iniciativa.

Um desafio global através de uma plataforma colaborativa

O concurso de ideias é aberto a todos os que queiram apresentar alternativas ao plástico descartável. Os projetos podem ser submetidos na plataforma https://theresetcompany.com/retail/ a partir de dia 7 de julho. O objetivo é criar soluções sustentáveis para os mercados agroalimentar e da distribuição, de forma a reduzir a utilização de embalagens descartáveis de plástico.

Principais etapas do desafio:

  • de 8 de julho a 30 de agosto – seleção dos projetos submetidos na plataforma
  • de 23 a 26 de setembro – finalistas e parceiros vão encontrar-se num boot camp
  • segue-se uma validação industrial e comercial dos conceitos selecionados, após o qual os mesmo serão implementados.