Dia Internacional para a Segurança e Saúde no Trabalho

A partir da próxima semana a retoma das atividades económicas, ainda que progressiva, ganhará um novo ritmo e exigirá de todos importantes mudanças nos locais de trabalho. As políticas e práticas de Segurança e Saúde no Trabalho  - hoje celebradas no seu Dia Internacional - ocupam neste contexto uma função primordial de prevenção e proteção individual e coletiva: pode salvar vidas!

Rápidas e importantes mudanças estão a ser levadas a cabo nas indústrias e nos grandes edifícios de escritórios e de serviços para assegurar condições ótimas de saúde e segurança para que o regresso progressivo dos colaboradores aos  postos de trabalho  e das pessoas aos espaços públicos se realize com confiança e tranquilidade.

A limpeza e desinfeção dos espaços, equipamentos e superfícies; reforço da segurança dos sistemas de climatização; implementação de sistemas de controlo da qualidade do ar são algumas das intervenções em curso em muitas empresas - mas o seu sucesso na redução de riscos de contaminação e de contágio depende grandemente de boas práticas de higienização, distanciamento e vigilância individual e coletiva alicerçadas em planos de saúde e segurança robustos.

Em dia Internacional para a Saúde e Segurança no Trabalho é importante recordar este contributo e também a importância de incorporar as alterações necessárias numa visão de médio e longo prazo, que torne a capacidade de resposta perante novas crises (sanitárias, ambientais, económicas,...) mais preventiva e mais resiliente.

Estima-se que o SARS-CoV-2 possa permanecer nas superfícies durante pelo menos 48 horas, à temperatura ambiente (20ºC). Rotinas adequadas e sistemáticas de limpeza e desinfeção contribuem para prevenir que as  superfícies e os espaços se possam tornar reservatórios de vírus e de outros microrganismos indesejáveis. 
No entando, a desinfeção não pode ser encarada como ato isolado. Ela deve ser conciliada com boas práticas de higiene e distanciamento social permanentes e um plano de desinfeção preventivo e sistemático.

A preparar o novo amanhã? Podemos ajudar.

Especialista em tratamento de água, de ar e de resíduos e uma experiência diretamente relacionada com a proteção da saúde pública e do ambiente, a Veolia  é o único parceiro que abrange todas as valências necessárias para prestar este apoio integrado às Indústrias/ Edifícios de Serviços/ Cidades, garantindo soluções de confiança para cada momento: as urgências do novo hoje, a continuidade do novo amanhã e os desafios do novo futuro.

Reduzir riscos de infeção

A Veolia assegura serviços que permitem eliminar microorganismos indesejáveis e por essa via reduzir significativamente os riscos de contaminação por vírus, protegendo a vida humana e a saúde pública. 

Estes serviços aplicam-se a edifícios industriais e de serviços, bem como a espaços de utilização pública e abrangem soluções tão abrangentes como a limpeza e desinfeção de superfícies (solo, postos de trabalho, equipamentos,...) e de espaços (escritórios, salas, fábricas, zonas comerciais,vias públicas).

Está também presente na progressiva retoma das atividades económicas e da vida comunitária, por via da reabilitação sanitária de instalações e  equipamentos e também da adaptação das práticas de manutenção aplicadas, garantindo as condições ótimas para que a sua utilização ocorra, de forma continuada, com segurança e confiança. Nesta vertente, intervém ao nível da qualidade e segurança dos sistemas de climatização e das redes de água quente e fria.

As soluções de desinfeção da Veolia distinguem-se ainda por procedimentos de operação rigorosos, pela proteção da segurança dos colaboradores envolvidos e pela utilização de produtos e práticas que respeitam o ambiente, conciliando a saúde pública com a saúde do planeta.

Serviços de Desinfeção

 de zonas exteriores e espaços públicos

 de zonas interiores e postos de trabalho

 de redes e equipamentos de água 

de equipamentos de resíduos

e segurança de equipamentos de climatização

Recuperação e Resiliência

A otimização de consumos e de processos, o reforço da resiliência das instalações e infraestruturas e o awareness dos utilizadores através de informação de qualidade, aceleram a recuperação económica e simultaneamente antecipam a capacidade de resposta perante novas crises sanitárias. 

Numa abordagem de mais longo prazo, estamos também preparados para apoiar os nossos clientes a revisitar os seus planos para a transição ecológica e em conjunto a encontrar o melhor caminho.

São exemplos:

  • o retrofit de edifícios públicos e privados de dimensão, com vista a torná-los mais eficientes do ponto de vista energético e ao mesmo tempo com níveis ótimos de conforto e segurança, com especial atenção para a qualidade do ar interior;
  • a segurança do abastecimento,  através da monitorização do estado da água e implementação de rotinas de tratamento adequadas, combinados, para ganhos de resiliência, com tecnologia de sensorização e ferramentas digitais de gestão eficiente da informação;
  • a eficiência industrial, por via do mix energético de baixo carbono, da otimização operacional e aproveitamento circular, da autossuficiência hídrica, da valorização multimaterial;
  • as grandes infraestruturas de água e saneamento convertidas em “fábricas produtoras de recursos”, das lamas aos nutrientes, da reutilização das águas residuais ao próprio calor dessas águas e à sua força cinética convertíveis em energia;
  • as redes e as infraestruturas urbanas, gerindo a oferta e procura de energia, mas também de informação e dados que permitam otimizar sistemas e fluxos, da mobilidade, à logística e à operação.