COVID-19: mobilizados para a continuidade da prestação de serviços essenciais

Vivemos tempos de desafios à nossa capacidade de adaptação como sociedade e como comunidade de trabalho. Em total respeito e cumprimento das orientações das autoridades, a Veolia tem por missão, de forma responsável e solidária, contribuir para que atividades fundamentais para a saúde pública e bem estar das populações se mantenham a funcionar, ainda que com constrangimentos vários para os quais, em proximidade aos nossos clientes, encontraremos as melhores soluções.

Em consequência da evolução do quadro epidemiológico do novo Coronavírus, a forma como desenvolveremos as nossas atividades nas próximas semanas teve forçosamente que sofrer adaptações, mantendo como prioridades: 1) a saúde e segurança dos nossos colaboradores e de todos os que com eles se relacionam; 2) a continuidade das nossas atividades, algumas das quais críticas no momento que o país e o mundo atravessam.

 

Plano de contingência articulado com os dos clientes e fornecedores

Dando cabal cumprimento às orientações da Organização Mundial de Saúde e das autoridades de saúde nacionais, definimos o nosso plano de contingência e constituímos as equipas competentes por unidade de negócio - água, energia e resíduos - para definir e implementar as medidas para cada atividade e garantir o acompanhamento próximo das operações/contratos. Nesse sentido, foi feito um esforço muito significativo de articulação com os planos de contingência dos nossos clientes e também de fornecedores críticos, alinhando prioridades, preparando diferentes cenários e identificando necessidades específicas.

 

Proteção dos colaboradores: digitalização como importante aliada das operações

Graças ao esforço de transformação digital realizado nos últimos anos, foi possível uma ativação rápida e abrangente do teletrabalho, garantindo que todas as atividades de suporte à operação e de assistência aos clientes se continuarão a realizar, sem comprometer o isolamento preventivo.

Nos Clientes em que já disponibilizamos sistemas de controle e monitorização à distância, continuaremos a controlar as operações a partir da nossa sala de controle Hubgrade instalada em Paço de Arcos.

 

Proteção dos colaboradores: máxima atenção e solidariedade com as operações no terreno 

Ainda assim, uma parte significativa das nossas atividades acontece no terreno e está intimamente relacionada com a saúde pública e o bem estar das populações, como seja a gestão de resíduos e da água, a gestão da qualidade do ar em espaços de utilização comum e, muito em particular no momento que vivemos, os serviços prestados às unidades de saúde.

A proteção destes colaboradores assume agora uma importância acrescida, que não se resume a medidas internas*. É muito importante, e antecipadamente agradecemos a todos os nossos clientes e parceiros, a compreensão, respeito e solidariedade de todos os que se relacionam com os nossos colaboradores que, na realização do seu trabalho, irão dar cumprimento a medidas extraordinárias como seja a imposição do distanciamento físico em zonas de atendimento ou no acompanhamento de transportadores.

 

Menos em presença, mais em espírito de colaboração

Com raras exceções, a serem avaliadas caso a caso, as reuniões presenciais estão suspensas, mas os nossos responsáveis de contrato e assistentes comerciais mantêm-se disponíveis (nos contactos habituais) e, mais ainda, cientes da importância de um espírito de colaboração com os clientes para, em conjunto, encontrar a melhor solução para ultrapassarmos esta situação.   

Mantemo-nos disponíveis para qualquer contacto

 

*Ainda assim, diversas medidas foram tomadas como, por exemplo, as medidas de proteção individual, procedimentos em caso de surgirem sintomas no local de trabalho, reforço da limpeza dos espaços e dos equipamentos que utilizam, reorganização da utilização e circulação em espaços de utilização comum, entre outras.