COVID-19: Mobilizados para prestar Serviços Essenciais

Vivemos tempos de desafios à nossa capacidade de adaptação como sociedade e como comunidade de trabalho. Em total respeito e cumprimento das medidas excecionais implementadas no nosso país para combater a propagação do COVID-19 e colocando como prioridade a proteção dos trabalhadores e suas famílias, a Veolia está totalmente mobilizada para garantir a continuidade dos serviços essenciais à saúde pública e bem estar das populações.

Os nossos colaboradores contam com uma organização e métodos de trabalho que rapidamente se adaptam a contextos de crise, mantendo, mesmo em condições mais difíceis, a capacidade para encontrar, lado a lado com os seus clientes - Cidades e Indústrias -  as melhores soluções para a gestão mais eficiente dos recursos naturais. 

- ÁGUA, ENERGIA e RESÍDUOS -

Por um futuro melhor e mais sustentável para todos.

Para uma empresa como a Veolia este momento é de grande responsabilidade e exigência, que encaramos com o sentido de missão e o otimismo que nos caracterizam. Por um lado, prestamos serviços que são absolutamente essenciais para os que mais precisam de ser protegidos neste momento: os cuidados de saúde e as famílias. Por outro lado, somos parceiros de muitas indústrias, motores imprescindíveis para que o país não pare. É com todos e para todos que aqui estamos, acreditando que a colaboração é essencial para construirmos o nosso novo futuro. Podem contar connosco!
José Melo Bandeira
Country Manager da Veolia Portugal

São muitos os nossos colaboradores na linha da frente, mobilizados para prestar serviços essenciais:


1) Proteção dos colaboradores: digitalização como importante aliada das operações

Graças ao esforço de transformação digital realizado nos últimos anos, foi possível uma ativação rápida e abrangente do teletrabalho, garantindo que todas as atividades de suporte à operação e de assistência aos clientes se continuarão a realizar, sem comprometer o distanciamento social. Nos Clientes em que já disponibilizamos sistemas de controle e monitorização à distância, continuaremos a controlar as operações a partir da nossa sala de controle Hubgrade instalada em Paço de Arcos.

 

2) Proteção dos colaboradores: máxima atenção e solidariedade com as operações no terreno 

Ainda assim, uma parte significativa das nossas atividades acontece no terreno e está intimamente relacionada com a saúde pública e o bem estar das populações, como seja a gestão de resíduos e da água, a gestão da qualidade do ar em espaços de utilização comum e, muito em particular no momento que vivemos, os serviços prestados às unidades de saúde.

A proteção destes colaboradores assume agora uma importância acrescida. Medidas de reforço da proteção individual e da higiene dos espaços e equipamentos, reorganização da utilização e circulação em espaços de utilização comum, rotação de equipas e constituição de equipas de prevenção em retaguarda foram algumas medidas implementadas.  É muito importante, e antecipadamente agradecemos a todos os nossos clientes e parceiros, a compreensão, respeito e solidariedade de todos os que se relacionam com os nossos colaboradores que, na realização do seu trabalho, irão dar cumprimento a medidas extraordinárias, em permanente atualização face às orientações entretanto emanadas pelas tutelas setoriais e pelas próprias autoridades sanitárias. 

3) Plano de continuidade articulado com os clientes

Dando cabal cumprimento às orientações da Organização Mundial de Saúde e das autoridades nacionais, definimos o nosso plano de continuidade e constituímos as equipas competentes por unidade de negócio - água, energia e resíduos - para definir e implementar as medidas para cada atividade e garantir o acompanhamento próximo das operações/contratos. 

Esse plano foi articulado com cada um dos nossos clientes,  e também com fornecedores críticos, alinhando prioridades, preparando diferentes cenários e identificando necessidades específicas, tentando antecipar todos os eventuais constrangimentos às operações.  E assim prosseguimos, em proximidade com os clientes e colocando ao dispor de cada todas as nossas competências e experiências que nos vão permitir encontrar juntos as melhores soluções para cada momento - os de hoje e os de amanhã.